domingo, 24 de janeiro de 2010

Globo de Ouro, O Senhor dos Anéis e A Falta de Cinema

Depois de tanto tempo longe daqui, voltei. Senti uma sincera falta. Tantos assuntos, tantos papos em falta. Mas enfim, não vamos chorar sobre o que não foi feito, mas sim correr atrás pra recuperar.

Começando pela aclamada premiação do Globo de Ouro, que aconteceu recentemente, na terra do Tio Sam. Dentre muitos títulos (excelentes claro), o grande vencedor da noite, na Categoria Melhor Filme - Drama, foi o cultuado, elogiado e exaltado "Avatar", mais novo trabalho do mago James Cameron, que fez um longo hiato nas telas de 12 anos depois de outro fenômeno: "Titanic". O diretor também recebeu o prêmio de Melhor Diretor. Na Categoria Melhor Filme - Comédia ou Musical, a comédia fenômeno "Se Beber, Não Case" faturou o prêmio. No quesito Melhor Animação, como já era de se esperar, a Pixar conseguiu MAIS uma vez, levando o troféu para os estúdios pelo encantador "Up - Altas Aventuras". Vale lembrar que o Globo de Ouro é a 2ª Cerimônia de Prêmios mais importante do cinema, e quase sempre é vista como uma prévia do Oscar, a mais importante. Os indicados ao prêmio da Academia saem em fevereiro.

Mudando de Ganso pra Cisne, esta semana resolvi me aventurar, pela 15468736967186 vez, na maravilhosa Terra-Média concebida por Peter Jackson e sua equipe. Sim, isso mesmo. Essa semana revi, mais uma vez, a saga "O Senhor dos Anéis". É interessante, e ainda inquietante, eu continuar a me embasbacar toda vez que os assisto, já que eles ainda continuam incrivelmente reais, emocionantes e arrepiantes. E é igualmente interessante constatar que a cada vez que os revejo, tenho a conclusão de que: "A Sociedade do Anel" é extremamente encantador e mágico, um ótimo convite de embarque em uma intensa aventura; "As Duas Torres" é um filme debilitado por conta de sua narrativa entrecortada e das três tramas que cercam todo o longa; e "O Retorno do Rei" é um final digno de aplausos de pé durante meia hora. Como é bom perceber a imortalidade de uma obra, sua qualidade e sua magia, ao perceber que, depois de tantos anos de produzida, ela continua a causar os mesmos sentimentos e efeitos de quando foi assistida pela primeira vez. E isso é um motivo de profunda glória. Parabéns, mais uma vez, Peter Jackson. Parabéns, também, à J. R. R. Tolkien, pelo maravilhoso e fantástico universo criado.

E, pra finalizar rapidamente, só gostaria de expor minha abstinência, de duas semanas, de cinema. Meu Deus, nem pra assistir "Alvin e os Esquilos 2", pra falar que estive em uma sala de cinema, eu fui. Pra um cinéfilo à toa, é um absurdo, não? Mas, graças a Deus a vontade de assistir mais uma vez "Avatar" e de conferir a estreia de "Amor Sem Escalas" vão me tirar de casa essa semana. Não que eu não esteja satisfeito com as locações da Blockbuster que invadem minha casa. Mas cinema é muito melhor. E isso é fato.

Bom, fico por aqui. Até uma próxima. E não esqueçam de comentar.

2 comentários:

  1. Foi muito merecido Avatar e tudo de bom mesmo, o melhor nota 10

    ResponderExcluir
  2. concordo Lucas!!!
    Aliás, Avatar vai influenciar outros filmes com o seu super efeito especial.
    Acho que ganha o Oscar nessa categoria.

    ResponderExcluir